Modelos de questões de prova 1

30 de abril de 2011 § Deixe um comentário

As questões de uma prova determinam se a avaliação será ou não bem realizada.

Participei de um simuladão. Todas as questões deveriam ter opções de resposta A, B, C e D. Sempre senti que esse tipo de questão é dos piores tipos. Num cálculo simples, a chance de um aluno chutar e acertar cada questão fica em 25%. Tem que haver algum modelo melhor de questões de prova!

Em busca de algo melhor, cheguei ao velho Verdadeiro ou falso. O defeito dele é que a chance de chutar e acertar é de 50%. Mas, e se cada questão tiver quatro sentenças a serem marcadas? Para as quatro corretas, 1,0 ponto, e para três corretas, 0,5 ponto.

Este tipo de questão é muito parecido com aquele de quatro alternativas, do simuladão, onde se tem que marcar a correta (ou a falsa), que é o tipo mais tradicional. Mas há duas vantagens neste novo modelo, ainda sem nome:

  1. Enquanto o tipo tradicional permite 25% de chance de acerto para os chutes, este novo tipo de Verdadeiro e falso permite apenas 12,5% para 0,5 ponto e 6,25% de chances para 1,0 ponto. Ou seja, praticamente inviabiliza que se ganhe pontos no chute.
  2. Nas questões tradicionais, como o aluno sabe que apenas uma sentença está correta, ele vai em busca dela e ignora a análise das outras sentenças (se uma está correta, obviamente as outras estão erradas). Assim, cada questão costuma trazer um assunto estudado, sem poder se aprofundar nos seus detalhes. Neste novo tipo de Verdadeiro e falso, o aluno precisará ater-se a cada uma das sentenças, já que seus resultados são independentes, umas das outras. Isso permitirá explorar melhor muitos detalhes dos conteúdos ensinados, até mesmo criar questões com mais de um dos assuntos estudados, o que irá enriquecer a avaliação.

Creio ter chegado a um ótimo tipo de questão de prova. A possibilidade de uma mesma questão poder gerar pontuações diferentes oferece maior flexibilidade, além da praticidade de poder explorar melhor os conteúdos ensinados, reduzindo o tamanho da prova.

Proponho uma experiência com este modelo.

Marcado:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Modelos de questões de prova 1 no Marcelo de França.

Meta

%d blogueiros gostam disto: