Por que estudar estratégia?

10 de abril de 2011 § 1 comentário

Facilmente, professores de outras matérias escolares podem achar que, na Educação Física, o aluno deixa o cérebro na sala de aula e leva apenas o corpo muscular para a quadra.

Por mais que possa parecer verdade, não é! Quem joga e se diverte tentando superar o desafio que o jogo lhe oferece, tem a opção de pensar sobre as características do jogo, descobrir suas manhas, usar sua inteligência para aumentar suas chances de vitória. Jogar com estratégia é jogar com um plano de ações escolhido, que supostamente dará vantagem ao jogador na sua busca pela vitória.

Um estudo sobre estratégia poderia ter uma infinidade de aplicações e exemplos, não só dentro do movimento humano, como também na vida amorosa, social e financeira. Porém, seus tópicos principais são simples. São coisas como: “evite o adversário onde ele é forte; ataque-o onde ele tem mais dificuldade para defender“, “conheça os pontos fortes e fracos do adversário, e também os teus“, “selecione os jogadores certos para as funções certas“, “Atrapalhe o adversário, o desconcentre, o canse“, “Leve o adversário a se espalhar, enquanto você se concentra“, “busque meios de obter superioridade numérica“, “economize sua energia, jogando com inteligência“, etc.

Uma vez perguntei à turma por que, no queimado, eles fazem o “joguinho” (entre quem está no cemitério e quem está na quadra), e uma menina disse que faziam porque “era legal”. Vejo que eles não pensam ainda estrategicamente, não pensam em cansar o adversário para queimá-lo mais facilmente.

Acho que deve ser dever da Educação Física levá-los a dar um passo a frente neste sentido. E nada de muito sofisticado é preciso: jogos como queimado, pique bandeira e pique ajuda com bola estão repletos de possibilidades estratégicas a serem pensadas e construídas.

Marcado:, ,

§ Uma Resposta para Por que estudar estratégia?

  • Michele Ferreira disse:

    Gostei muito do seu blog. Tb sou professora de Educação Física e sofro bastante com essa questão de teoria e prática.Onde leciono, os alunos só conhecem as aulas práticas ( futebol ) e se recusam a fazer qualquer outra coisa. Procuro conciliar as duas coisas ( sala e quadra ). Infelizmente é muito ruim qd leciono qualquer uma das duas. Estou desmotivada ! Sinto muito , mas não sou uma recreadora! Não fiquei 4 anos na faculdade para dar recreação. O q que acha meu colega de profissão? Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Por que estudar estratégia? no Marcelo de França.

Meta

%d blogueiros gostam disto: