O tempo para Educação Física

5 de março de 2011 § Deixe um comentário

Ah, o tempo! Se a Educação Física tivesse mais tempo na escola…

Se não me engano, o texto original da LDB garantia três aulas semanais de 50 minutos à Educação Física. Se diminuiu, implicitamente é porque a sociedade brasileira não vê importância suficiente na Educação Física atual. Afinal, quem iria diminuir uma matéria escolar importante?

O que temos são dois tempos de 50 minutos, normalmente no mesmo dia. Porém, a verdade é que o tempo é ainda mais escasso. Precisamos de 10 a 20 minutos para o deslocamento até a quadra, para a primeira troca de roupa, para reunir a turma toda, e mais 20 minutos para que os alunos usem os banheiros, os chuveiros, e troquem de roupa, ao final da aula. Assim, uma aula de 50 minutos cai para 20 minutos, e duas aulas de 50 minutos (100 minutos), cai para 60.

O que podemos ensinar bem em tão pouco tempo, num só dia por semana? Penso:

  • É ilusão querer usar este tempo para promover ganho de aptidão física nos alunos. Precisaria de um mínimo de três dias alternados por semana.
  • Me parece insuficiente para desenvolver com profundidade as habilidades esportivas, caso se vise a formar atletas.

Minha concepção é a de que podemos ensinar bem a Educação Física, se seguirmos o seguinte caminho:

  • Apresentar atividades que os alunos não conhecem (esportes, danças, lutas, atividades de academia, etc), dando variedade à sua experiência na escola, para aumentar a probabilidade de que se interessem por alguma atividade e se tornem seus praticantes, fora da escola.
  • Desenvolver bem apenas duas ou três habilidades fundamentais dos dois ou três esportes mais influentes em nossa cultura (como a manchete e a condução de bola com os pés e com as mãos)
  • lidar com o intelecto do aluno, sua compreensão sobre o mundo da atividade física, atingir sua consciência, sua crítica e sua criatividade.

Provavelmente, as 80 horas anuais de Educação Física, com provas escritas e imprevistos diversos, cairá para até menos de 40 horas. Será preciso um estilo de Educação Física que aproveite bem estas horas escassas, para fazer diferença na vida dos alunos.

Marcado:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento O tempo para Educação Física no Marcelo de França.

Meta

%d blogueiros gostam disto: